21 novembro 2007

Presa quadrilha acusada de roubo de obras de arte

em G1
26 outubro 2007

A polícia prendeu nesta sexta-feira (26) quatro pessoas suspeitas de roubar obras de arte no Rio de Janeiro. Segundo a Delegacia de Repressão a Crimes contra o Meio Ambiente (Delemaph), um suspeito, que estava acompanhado de outros três, foi identificado na Rodoviária Novo Rio, onde os policiais realizavam uma operação de repressão ao tráfico de animais silvestres e obras de arte.

A polícia seguiu o suspeito, identificado como Laércio de Oliveira, da rodoviária até um hotel na Zona Sul, onde, junto com as outras três pessoas, alugaram dois quartos. Laércio seria um dos principais ladrões de obras de arte, segundo a Polícia Federal.

Em seguida, o grupo foi até a Casa de Rui Barbosa, onde ficaram durante três horas realizando consultas em obras do acervo do local.Laércio foi preso na Cinelândia, no Centro do Rio, e os outros três foram presos no hotel onde estava. Segundo a polícia, Laércio admitiu que trazia obras de arte nas bagagens. Ele tinha um mandado de prisão aberto no Paraná.

DUZENTOS ARTIGOS

No hotel, foram apreendidos cerca de 200 artigos, entre livros e litogravuras de Debret, alguns com carimbos de instituições em Pernambuco, Bahia e Belém.

A PF acredita que boa parte das obras roubadas pelo grupo foi comprada por colecionadores brasileiros. As investigações começaram há oito meses. Segundo o delegado da Delemaph, Alexandre Saraiva, os presos vieram ao Rio fechar negócios.

"Eles já tinham aqui o comprador certo para essas obras, mas nós só vamos chegar a essas pessoas analisando o que foi arrecadado", disse Saraiva.

CAMPANHA PARA RECUPERAR OBRAS

Na última semana, o Instituto de Patrimônio Histórico Nacional (Iphan) lançou uma campanha para recuperar as 918 peças desaparecidas do acervo nacional. Segundo o Iphan, mais da metade das peças é do estado do Rio.

As obras raras que fazem parte da história e cultura brasileiras fora roubadas ou furtadas de 33 museus e 106 igrejas cariocas.

Em julho, criminosos levaram 146 gravuras do pintor Lucílio de Albuquerque e oito caixas com fotos de autoria de Marc Ferrez e Augusto Malta do Arquivo Geral da cidade. Em fevereiro de 2006, quatro homens armados invadiram o Museu da Chácara do Céu, em Santa Teresa, no Centro do Rio, e roubaram quadros de alguns dos maiores e mais valorizados pintores modernos. Na última semana, quase 400 livros da Biblioteca Nacional foram recuperados.

Durante a campanha, um banco de dados com imagens e informações das peças roubadas vai estar disponível na Internet para a população ajudar na identificação e resgate dos objetos. As denúncias poderão ser feitas pelo telefone (21) 22621971, fax (21) 25240482, pelo e-mail bcp-emov@iphan.gov.br, ou no próprio site: http://www.iphan.gov.br./

Os acervos de instituições culturais como a Biblioteca Nacional e o Arquivo Nacional também devem ter um sistema interligado ao banco de dados do Iphan.