21 novembro 2007

PF apreende 385 livros furtados da Biblioteca Nacional

Por Roberta Pennafort
em UOL Notícias
19 outubro 2007

Policiais federais apreenderam hoje, na livraria Le Bouquiniste, no centro do Rio, 385 livros que fazem parte do acervo da Biblioteca Nacional. Todos eles tinham o carimbo da instituição, segundo informou a Delegacia de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente e Patrimônio Histórico. Os agentes não sabem quando os livros foram retirados da BN. O dono do estabelecimento foi detido.

O filho dele, que também trabalha na livraria e se identificou como Jeferson, não quis fazer comentários sobre o incidente. A apreensão ocorreu no exato momento em que funcionários recebiam o carregamento com os livros. Eles foram autuados por receptação de material roubado. A BN ainda aguardava comunicado oficial da PF sobre o caso.

A Le Bouquimiste é referência na venda de publicações antigas. A BN já foi alvo de ladrões de livros e de fotografias por mais de uma vez. A última ocorrência grave foi em 2005, quando quase mil imagens raras do século 19, de coleção tombada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), desapareceram durante a greve dos servidores.