21 novembro 2007

Mercadoria, informação e desenvolvimento

Por Aldo Barreto

A informação é muitas vezes tratada como mercadoria ou bem econômico para facilitar sua Iinserção no mundo dos bons negócios e das tecnologias.

Contudo, em termos econômicos , seria uma mercadoria torta, por não possuir os atributos necessários para a caracterização que lhe é imputada:

- não tem uma clara unidade de medida;

- uma peça não é divisível em partes comercializáveis;

- é abundante;

- não é escassa;

- não é homogênea: um kilo de morangos é bem igual a outro kilo de morangos;

- não transforma em propriedade do consumidor que a comprou, mesmo quando sua posse é defendida por cuidadoso aparato legal;

- não, necessariamente, se deprecia com o tempo.

Um Klg. de batatas tem uma clara e divisível unidade de medida, é homogêneo, escasso, e o meu quilo de batatas não vai para a panela de mais ninguém.Quem fala em mercadoria informação, sem as devidas ressalvas, está falando da forma, da base fisica, e não de seu conteúdo.

O mercado de informação, se existe, é atormentado pela relação preço - valor. A mesma "mercadoria" informação possui diferente valor para diferentes sujeitos consumidores. Configurar um preço de equilibrio é impossível, pois o preço pode estar muito abaixo ou muito acima do valor que, cada diferentes usuários estejam dispostos a pagar pela mesma "mercadoria". Fácil é colocar um preço de capa no livro, no periódico , no jornal, no disco mas, ai de novo estamos falando da base fisica e não do conteúdo.

Por razões semelhantes a informação também, não é um insumo ou um fator de produção; por definição, da teoria econômica da produção, todo fator de produção perde suas caracteristicas, desaparece, no processo de produção para surgir o novo produto. Isto é claro não acontece com a informação.

As meadas de algodão desaparecem ( como algodão crú) na fabricação do casaco. O que não quer dizer, porém, que não existe uma informação agregada a todos os eventos do processo de transformação, no nosso exemplo desde a plantação do algodão até a sua colheita e processamento. Mais esta informação se consome na produção do casaco.

Os agregados de informação estão regidos por rituais de informação definidos como o conjunto,mais ou menos estável, de redes, atores, relações formais e informais nas quais as informações são produzidas, organizadas e distribuidas de diferentes produtores, por meio de diversos meios, canais e veículos, a diferentes destinatários ou receptores de informação. Rituais de informação são celebrações que realizam com solenidade os estatutos que governam os atores, as práticas de informação , suas regras, recursos e planos e políticas (Frohmann, 1995).

Fazer discurso sobre a economia da informação (e dai depreender desenvolvimento e inovação) sem levar em contas as caracteristicas extremamente peculiares do objeto , as suas práticas, os rituais e celebrações é mais um discurso vazio realização de uma realidade.

Só dentro de um contexto de, rituais quasi--estáveis, e ceteris paribus podemos pensar que uma uma economia política da da informação possa influenciar o desenvolvimento pela inovação.

***
Bernd Frohmann - Taking information policy beyond information science: applying the actor network theory, em: http://www.ualberta.ca/dept/slis/cais/frohmann.htm